Como ser uma mãe perfeita?

Depois de um dia de muita brincadeira, piscina, amiguinhos e correria,  Joana acorda a meio da noite chorando querendo ficar na minha cama. Era suposto ela estar exausta, dormindo feliz, tendo otimos sonhos...mas não, ela acordou rabugenta de sono, gritando, brigando e pedindo mimo.

Ando me desdobrando em atenções para que ela se sinta amada, não sinta tanto ciume do Pedrinho.
No início ela não sabia como se comportar, não
sabia se estava feliz com o novo bebé. Era o tempo todo..mamã mamã MAMÃ!!!! Olha para mim.. olha isso..olha aquilo.. Inevitavelmente a resposta era sempre.. sim Juju, mas fala baixinho..não grita no ouvido do Pedro..
Ao mesmo tempo que eu lhe dava atenção, tinha também que cuidar do bebé.. afinal de contas, ele também é meu filho e precisa ser amado, mimado acarinhado.
Eu tinha que dar beijinhos nele quase que escondido.
Não que ela demonstrasse brigando com ele, ou connosco, mas eu via seu desespero por atenção.
Isso de proteger quem a gente ama é mesmo complicado...

Minha resposta a esta situação foi tentar ocupa-la ao maximo com atividades que ela gosta.Inventando de tudo e mais alguma coisa. Parquinho 2 vezes por dia, piscina, picnic.
Em casa eu a envolvo nas atividades. Peço sua "ajuda" para lavar loiça, estender roupa, por na maquina. Até varrer com a vassourinha dela.

Com o Pedro,a cada muda da fralda, também ajuda. Entrega-me a fralda, segura a mãozinha dele...
Deixo ela "tomando conta" dele, enquanto ele esta na cadeirinha de baloiço (espreguiçadeira), ela ri, poe-no a rir, mostra-lhe os brinquedos.

Mas isso funciona? Relmente eu não tenho certeza de nada.
Ela é uma florzinha que eu amo muito, e não quero que fique magoada, se sentindo triste. Mas como é dificil não pecar contra ela ou Pedro.
Eu passo o dia me policiando, para não fazer nada "errado". Ao mesmo tempo penso que o amor, já por si só, é o suficiente.

Então e esta noite?
Parece que se deixo-a vir para minha cama dormir, é como se ela vencesse. Se permito ela nunca mais sai da minha cama. Para sempre e eternamente... É exagero, eu sei, mas a meio da madrugada, eu exusta, tudo parece extremo.

Muito frustante pensar que ela me está manipulando, que vai conseguir o que quer com birra e choro.

Por que no fundo ela sabe TUDO e isso é só uma afronta contra mim. Ela tem um club secreto online, onde discute com outras irmãs mais velhas como atormentar a mãe. As vezes parece mesmo.(Risos)

Depois dos primeiros 10minutos, acordada com ela, eu disse.: "Joana, vem me dar um abracinho.Senta no colinho da mamã.
Mamã te ama, a Juju é muito boazinha, é um menina linda.
A mamã precisa dormir para brincar mais com você. Eu vou ficar aqui contigo um pouquinho até você se acalmar. A Joana está com muito sono, não é?" Ela respondeu “é”
Deitou na caminha dela. resmungou um pouquinho. Fiquei com a mãozinha dada um pouquinho e deixei. Ela ainda ficou cordada mais uma hora ou 20minutos, sei lá - a meio da noite tudo é tão longo-e adormeceu.

Isto de ler técnicas e ouvir outras mães dizerem o que é certo ou errado com os filhos, parece que nos impõe ter que fazer o que elas fazem.

Não pode isso, não pode aquilo. Se você deixar hoje vai ser para sempre, se não for agora não será nunca mais...Socorrooo!

Cada criança tem seu tempo. E cada mãe, que realmente está atenta aos seus filhos, se parar com calma amor e uma enorme tolerância, vai saber como fazer.

Vai ser o certo ou errado? Não sei. Prefiro acreditar que estou fazendo bem. Mas a regra que deu certo mesmo, essa só Maria para me dizer. Porque não ouvi falar de nínguem que tenha sido perfeito depois de Jesus.
Ela vai ter traumas de infância? vai!
Tenho a consciência tranquila de estar fazendo o meu melhor? Não!

Não importa o que eu faça, sempre acho que podia fazer melhor. Mas acho que ser mãe de simples mortais é mesmo assim.
Basicamente tento. Se vou acertar sempre, nunca vou saber. Mas tenho aproveitado ao máximo cada brincadeira com plasticina (massinha), mesmo que fique a casa cheia de restinhos colados no chão.
2 3 4 5 6 7

Postagens populares