O poder das azeitonas

Durante muito tempo foram consideradas vilãs da dieta, principalmente para as pessoas que querem emagrecer, devido ao seu alto teor de azeites essenciais.

O que é um FALSO mito, muito longe da realidade.

As azeitonas não só são um alimento cheio de saudáveis nutrientes para o organismo, como são uma ótima medicina natural.

Contém ácidos graxos monoinssaturados, riquíssima em bom colesterol, que por sua vez ajuda a eliminar o excesso de mau colesterol do sangue.



Rica em antioxidantes naturais e vitamina E.

Descobertas científicas recentes demonstram que poderia regular de forma natural os níveis de glicose no sangue, otimizar a absorção de nutrientes dos alimentos e controlar a pressão arterial.

São aliadas na dieta equilibrada, cada azeitona contém em média 7 calorias
É altamente saciante, com alto aporte de fibras, sendo o ideal para um lanchinho entre as refeições.
Rica em Ferro, a azeitona é uma aliada para as pessoas com anemia, contribuindo para o aumento dos níveis de glóbulos vermelhos no sangue.

As azeitonas pretas contêm mais ferro que as verdes.

Não são indicadas a pessoas que já são hipertensas, por causa do sei alto nível de sódio.

Eu particularmente aconselho demolhar as azeitonas, tal e qual fazemos com o bacalhau. Isso ajuda bastante a retirar o excesso ou mesmo quase todo o sal. Por isso, convém ir provando as azeitonas a cada muda de água, para não as deixar insonsas.Os especialistas aconselham uma ingestão diária de 25g, o que equivale a aproximadamente 7 a 8 azeitonas.

Não me lembro de ter visto oliveiras no Brasil, deve haver, neste país maravilhoso, tudo que se planta nasce. Mas em Portugal há muitas, e a primeira vez que vi uma oliveira, apanhei uma azeitona e pus na boca. Socorroooo!! é horrível! Daí eu entendi o porquê da salmoura. É a salmoura que transforma aquele fruto amargo e cheio de cica, nesta iguaria deliciosa que tanto aprecio.

Fica a dica. Aprecie diariamente, com moderação. Faz bem à saúde!

2 3 4 5 6 7

Postagens populares