Amamentação do Prematuro...

Retirado de um vídeo no youtube


O que se sabia é que os bebês nascidos antes das 32 semanas (contando desde a ultima menstruação) não deviam ser amamentados.  Mas, estudos e praticas inovadoras realizados em países como Suécia, e Brasil, tem permitido bebês com 28 semanas iniciarem a amamentação.

Para isso é preciso o método canguru, que já vos falei algumas vezes aqui no blog. Basicamente consiste em manter o máximo de tempo possível, o bebê em contato com a pele da mãe.

O bebê fica mais cansado mamando no peito? Sim e não. Se a pega estiver incorreta, ou nas primeiras vezes isso pode acontecer.
Realmente o fluxo de leite na mamadeira pode parecer mais "fácil", se a pega no peito  estiver errada. 

Mas os benefícios da amamentação do prematuro não passa "apenas" pelos nutrientes que o leite aporta.

Estabiliza a respiração, temperatura corporal, pressão sanguínea e níveis de glicose. E a sucção fará aumentar a produção de leite pela mãe.

Também, já recomendam não utilizar acessórios, bicos, na. mama. O ideal é tentar com ajuda profissional, amamentar sem isso. E a melhor parte: em livre demanda.
Sim, há estudos que demonstram que bebês amamentados em livre demanda, ganham peso mais depressa e tem alta hospitalar antes dos que foram alimentados em horas programadas.

E se o bebê prematuro sufocar? Antes de sair do hospital, aprenda o máximo que puder com as enfermeiras e profissionais do banco de leite. Mesmo eles sendo, menores do que os bebês a termo, a recomendação é a mesma.
Não amamente deitado, e depois de amamentar, mantenha seu bebê ereto. E nesse momento, o método canguru é um grande aliado. Pois o bebê fica deitado no peito da mãe que está sentada ou de pé.



Minha recomendação particular: tenha um sling wrap, bastam 5metros por 60cm de um tecido flexível, preferencialmente algodão. Aprenda uma técnica simples de amarração, e tenha seu bebê o máximo de tempo possível dentro dele. Com a mãe,com o pai,com avós. Contato pele a pele. A melhor incubadora inventada.

Mesmo que ao seu bebê não tenha sido recomendada ainda a amamentação,inicie a seguir ao parto a ordenha.  Estimule sempre a saida do leite. 

Referencias:
Sobre livre demanda aqui  e  aqui
Em espanhol sobre nutrição do prematuro para download
E recomendo a leitura deste site

Temos um marcador apenas sobre amamentação,leia e tire suas dúvidas.
2 3 4 5 6 7

Postagens populares