Desfralde noturno. Pergunta da Leitora.


Ola gostaria muito que você fizesse uma matéria sobre desfralde, estou precisando. Tenho um filho com 5 anos que ainda usa fralda pra dormir. Já tentei deixar sem e acorda-lo pra ir ao banheiro mas mesmo assim ele no intervalo faz na cama heeellllp!!!

Resposta:
Com 5 anos, ele já pode começar a ser considerado enurese noturna.  Que é uma situação bem chatinha, quando crianças e adolescentes fazem xixi na cama. Estou torcendo para que ele esteja apenas atrasado no desfralde e não seja a "tal" enurese.
Mas vamos às medidas...
Qualquer indivíduo que se acostume a fazer xixi a meio da noite, vai ter que fazer "sempre". Nosso corpo se habitua, e depois acordamos para isso... no caso do seu filho ele não acorda.. é ainda pequenino.
Mas podemos treinar para deixar de querer fazer xixi a noite...

Medida numero 1: sem desespero, sem brigar e tal... evitar que beba líquidos 2 horas antes de dormir. E isso inclui leite e sopa.

2: nunca se esquecer de fazer xixi antes de ir se deitar.
3: ponha a fralda nele depois que ele dormir.
Eu normalmente sugiro para que retire completamente a fralda e ponha um forro absorvente no colchão para proteger dos acidentes... mas sei que no Brasil é inverno... e fica mais difícil lavar as roupas de cama sempre, e ainda corre o risco do menino dormir molhado com xixi algumas horas e ficar resfriado..por isso,a fralda escondida pode ajudar.

Não precisa mentir.... apenas deixe dormir e ponha a fralda.
Antes de ele acordar de manhã,retire a fralda dele.
Mas não minta, e não traia a confiança. Mãe não engana!

NUNCA brigue por ele fazer xixi... não o traumatize com isso.

Se ele realmente já estiver em um quadro de enurese noturna, você vai precisar reavaliar a forma como vêm tratando o menino.
Se vai tudo bem, se estão brigando demais, se o relacionamento dos pais vai bem... mudanças assustadoras que ele esteja passando.
Dê toda atenção e carinho possível. Seja o mais amorosa como nunca foi...principalmente antes de dormir.
Deixe ele sentir-se seguro e protegido. Leia uma história ou conte uma da sua cabeça. Mas tente ter um momento terno antes de dormir.
Depois que ele adormecer ponha a fralda.

Se essas medidas não derem certo, você terá que falar com o pediatra ou o medico que faz o acompanhamento do seu filho. Enurese noturna precisa ser tratado o quanto antes.



O texto e vídeo sobre desfralde, podem encontrar aqui.

*em Portugal usamos a forma lexicográfica Chichi com CH e com X, sendo aceitável as duas formas.
2 3 4 5 6 7

Postagens populares