Minha filha tem crises e derruba tudo!

"Olá mãe! Eu estou aprendendo muito com seus vídeos e textos tenho usado as dicas e estão dando certo. Tenho uma menina de 6 anos ela é uma graça mais tem um gênio forte, as vezes fica irritada, nervosa joga as coisas pra cima. E acredito que brigar com ela nesses momentos vai deixa lá mais agitada ainda. Se puder me ajudar agradeço. Beijos "

Como tudo na vida, PREVENÇÃO é o melhor remédio!
Porque ela fica irritada? E não estou perguntando sobre o que aconteceu imediatamente antes do surto.
Você deve prevenir o que aconteceu antes... ela dormiu? Comeu? Brincou? Sorriu quando ela chamou por você te pedindo que visse aquele desenho que ela fez? Como tem respondido à todos os chamados dela?

Você pode ficar com um tempo só seu? Pode!
Mas tudo TEM que ser negociado. Como assim?

Seja organizada. Diga: "agora mamãe vai ficar com você. E daqui há pouco, quando o relógio estiver no minuto 30 (por ex.) Mamãe vai fazer uma coisa importante e você vai ficar desenhando um pouquinho. Depois quando o ponteiro grande estiver no 5, você vai tomar banho. E depois mamãe vai te contar uma história para você dormir".

Tudo deve sempre ser avisado e combinado entre vocês. Ela não está fingindo que não entende, que é infantil. Ela é uma criança! E mesmo que pareça que entende tudo, já sabe fingir, manipular, dissimular. A verdade é que ela não sabe o que está fazendo.

Resultado disso: ela se frustra e não sabe reagir. Derruba tudo, grita, extrapola o que sente e que nem sabe bem como sente.
Aliás, muitos adultos fazem isso. Fruto de uma infância de sentimentos mal resolvidos.
Ensine-a a falar o que sente nesse momento.

"Meu amor, você está nervosa, né?, mamãe entende. Mas fala com a boca, não com as mãos, e com calma para mamãe entender, o que você está sentindo."

Não grite, não pergunte o que ela quer. A questão já não é sobre o que ela deseja ou não, é sobre o que ela está sentindo. Que como disse antes, com certeza não é sobre o que aconteceu imediatamente antes do surto. Foi um somatório de situações que não ficaram bem resolvidas e culminou até ela ter essa crise de histeria.

E muitos parabéns, você descreveu sua filha, de uma forma muito bonita. Continue com essa doçura e paciência.

2 3 4 5 6 7

Postagens populares