Desmentir, mentir ocultar. Meus filhos contam tudo, o que faço? Pergunta da Leitora



"Olá Mãe de Família, sou separada e meus filhos contam tudo que o pais pergunta sobre mim, e agora ele sabe que meu namorado vive aqui em casa. Agora ele não quer mais pagar a pensão. Não quero que meus filhos contem minha vida, o que eu faço?"

Filhos devem respeitar pai e mãe acima de tudo. Mas isso significa que devem mentir para manter a mentira dos pais?

Não.
Quando você falta com a verdade, e seu filho não apoia, ele está te honrando. Demonstram sua boa disciplina quando não mentem.

Cumplicidade não é sinônimo de formação de quadrilha.
Quem está errado? O mentiroso.

Temos aqui duas situações.
No caso em que seus filhos contam tudo sobre você, o mais certo é você conversar com o pai deles, e dizer que não quer que questione seus filhos a seu respeito. Caso ele tenha alguma duvida, que fale diretamente com você, e não "use" os próprios filhos como informantes.

Entendo um pouco a posição do pai, ele precisa salvaguardar a segurança dos filhos. Saber se estão sendo bem tratados, amados, é uma medida de proteção.

Se você faz alguma coisa vergonhosa, esta é uma excelente oportunidade de parar. Se não podem contar, errado, não faça. Recomendo que leia estes 2 texto sobre "segredos" e "omitir". (http://www.maedefamilia.pt/2016/07/voce-tem-rabo-preso.html , http://www.maedefamilia.pt/2016/06/nao-conta-pra-ninguem.html)

Seus filhos não podem mentir por você, nem mesmo omitir.

A outra situação é a pensão.
Pensão é um direito dos filhos e independe da relação conjugal dos pais, a não ser nos casos em que o pais é obrigado a pagar alguma coisa a ex-cônjuge. Se esse é o caso, ele deve rever a ordem do juiz, e fazer um novo calculo da pensão, beneficiando apenas os filhos. Não é justo o ex-marido, pagar as contas do atual. Mas as dos filhos, ou parte delas, o pai TEM QUE PAGAR, assim como a mãe.



Tenha cuidado com o que pede às crianças, sua influência é poderosa. "Tudo o que semear, isso mesmo ceifará", em outras palavras, o que plantar, vai colher.
2 3 4 5 6 7

Postagens populares