Dormir de olhos abertos


Algumas pessoas simplesmente não são capazes de fechar completamente os olhos enquanto dormem. Nestes casos o indivíduo fica com a superfície ocular exposta, e por não fechar os olhos, eles secam. O que pode comprometer a integridade do olho e a qualidade da visão.
Esta situação é conhecida como Lagoftalmia noturna. 
Mas por que isso acontece? 


Temos 2 motivos principais:
1- O Nervo facial, é o responsável por transmitir o impulso nervoso ao musculo orbicular, que por sua vez é quem faz movimentar as pálpebras.
Quando este nervo não "trabalha bem", o musculo perde força e não fecha completamente o olho. Isso acontece em paralisia facial, trauma, alguma patologia cerebrovascular, ou mesmo tumores. 
2- Se o nervo facial funciona adequadamente, más outro fator externo impedir o fechamento das pálpebras. Por exemplo.: Cicatriz nas pálpebras ou mesmo dentro do olho na conjuntiva, retração palpebral, Exoftalmia (olhos bem grandes "saltados para fora"), entre outras… 
O que uma pessoa que dorme de olho aberto sente? 
Normalmente durante o sono não sente nada anormal.
Os sintomas são aqueles derivados à exposição da superfície ocular e seu "ressecamento". 
Sente como se tivesse alguma coisa dentro do olho (corpo estranho), lacrimeja mais que o normal, pode ter visão embaçada, irritação ocular. 
Posso me prevenir para não ter Lagoftalmia? 
Infelizmente não, exceto nas situações em que a retração da pálpebra se dá por uma cirurgia de blefaroplastia, ou por cicatrizes de outro tipo de intervenção cirúrgica. Por exemplo cirurgia plástica. 
O mais importante é descobrir que tem esta condição, para saber se implica ou não algum risco para a visão e fazer o tratamento adequado. 
Como é o tratamento?
Quando a Lagoftalmia é leve, costuma causar apenas sintomas derivados da secura dos olhos. Neste caso, basta lubrificar a superfície ocular para evitar complicações futuras. Lagrimas artificiais algumas vezes ao longo do dia pode ser o suficiente. 
2 3 4 5 6 7

Postagens populares