Primeiro dente. Sintomas e o que fazer.

Mãe de familia
Primeiro dente, o que fazer?
Meu Pedro está com 4 meses e lhe está saindo os primeiros dentes.
E pensei em vocês, muitas mamães podem estar nesta situação.

Quando nascem os primeiros dentes?
1 a cada dois mil bebês, podem nascer com os primeiros dentes ou mesmo se desenvolverem nos primeiros 30 dias. 


Mas normalmente, os primeiros 2 dentes inferiores centrais, nascem entre os 4 e os 8 meses do bebê. 

Toda regra com suas exceções, mas ter ideia deste tempo, pode ajudar as mamães em situações em que o bebê tem dores e a mãe não imagina o que pode ser.

Quais são os sintomas que aparecem junto com o dente?

1-Dor na gengiva onde sairá os dentes. Está um dente bem afiado, rompendo a gengiva dele. Isso dói e muito.

2- Salivação (baba) Se o bebê baba muito, isso pode causar uma irritação, uma mancha vermelha no queixo do bebê e também diarreia. Por isso, esteja preparada.
E a diarreia por sua vez causa irritação, assadura na zona da fralda.

3-Irritabilidade O bebê tem dor, e baba, vocês acham que isso acalma alguém? Não! Ele está irritado e é provável que até durma mal.
Tenha paciência e exercite seu amor de mãe. Isto não dura para sempre e seu bebê precisa de você. Tente manter-se calma e não transmita ansiedade para o bebê. Você é a mãe, e para ele a mãe sabe tudo!

4- Não causa febre. Se seu bebê está com febre, convém procurar o médico dele. E se está com mais de 38graus, vá ao hospital.
"Mas meu bebê teve febre quando nasceu o dente"
Há varias situações associadas ao nascimento do dente que podem ser responsáveis por essa febre, e ela precisa ser tratada, e dependendo do grau pode mesmo ser preciso um antibiótico.
O bebê baba muito, esta baba em excesso pode passar para o ouvido ( a boca e o ouvido estão ligados por dentro, pela "tuba de Eustáquio") e essa baba pode então causar uma otite média (dor de ouvido) e a otite causa a febre.
O bebê poe tudo e mais alguma coisa na boca. Desde as mãos sujas ou o que ele puder. Pode causar uma gastro enterite (diarreia por bactéria no intestino), e causar a Febre.
Então atenção, pode precisar de tratamento médico.

Dente nascendo causa assaduras?
Causa. Por um mecanismo simples de a acidose metabólica. O mesmo que acontece em traumatismos buco maxilares brutais em que o indivíduo perde bastante saliva.
Bebê baba muito, perde muita saliva, desregula o equilíbrio ácido-básico.(Fisiologia mais que básica do Guyton), cocô e xixi ficam mais ácidos. Então amamente que regula.

O que fazer para ajudar meu bebê?
Para amenizar a dor, pode dar alguma coisa fresquinha para morder. Ponha no frigorífico (geladeira) e depois dê para ele chupar, pode ser que ele mesmo já queira segurar.
Há também na farmácia um gel anestésico para passar na gengiva.

Em algumas situações, o bebê não se acalma, a dor é muita, e pode ser preciso um analgésico. Aquele que seu medico orientou para situações de emergência. Lembre-se, caso seja o paracetamol supositório, não ultrapasse a dose indicada. Normalmente são 125mg.

Ponha a música suave e tente acalmar seu bebê.
É uma boa altura para o banho de baldinho, que vos falei no outro dia.

Eu agora vos escrevo com meu bebê a dormir em cima da minha barriga. Está cheio de dor, mas acalmei-o e pus a dormir.
Nosso primeiro dentinho.
Boa sorte Mamães.

2 3 4 5 6 7

Postagens populares