Início da gravidez

mãe de família, estou grávida
Acabei de descobrir que estou grávida, o que eu faço?
Antes de mais, meus parabéns. Você agora é mãe!
E como tal, tem responsabilidades pela vida de outra pessoa. Seu filho.

Se descobriu agora mesmo, provavelmente estará entre a 5 e 6° semana de gravidez. 

Para saber quando engravidou, basta
saber o primeiro dia da sua última menstruação.
A gravidez é contada a partir do dia em que o óvulo começa a ser liberado, e isso é 2 semanas (mais ou menos) antes do período fértil. Por isso, mesmo você tendo tido o ato sexual há 3 semanas, a gravidez será de 5 semanas.

  • O que eu preciso fazer na gravidez?
Para início de conversa, marque já com seu médico de família no centro/posto de saúde, o seu pré-natal. Isto é sério, e sua gravidez deve ser acompanhada.
Seu médico irá lhe prescrever o Ácido Fólico. Deveria ter iniciado antes de engravidar. Então compre já, não perca tempo. Não é caro. E é fundamental para o melhor desenvolvimento do tubo neural do seu bebê.
O médico irá perguntar a data da ultima menstruação e lhe dirá a data provável do parto.
Se for seguida pelo sistema público de saúde, provavelmente terá 3 ecografias "obrigatórias" e na maioria dos países, gratuitas.

  • Deverá fazer análises ao sangue para confirmar seu tipo sanguíneo. Presença de alguma doença como HIV, HEPATITE, SÍFILIS.
É investigada também presença de anemia e diabetes.
Convém saber o tipo de sangue do pai do bebê. Se é positivo ou negativo.
Se seu sangue for negativo, e o do pai positivo, poderá necessitar avaliações periódicas dos anticorpos no plasma. Para evitar uma eritroblastose fetal .Caso o seu sangue seja positivo, ou o do pai também seja negativo, esse acompanhamento não é preciso,

  • A primeira ecografia, a ecografia/ultra som do 1°trimestre.
Entre as 11 e 13 semanas. E esta ecografia vai avaliar o TN, a transnuscencia nuncal do seu bebê. O valor do TN será avaliado pelo seu medico e dependendo deste valor, ele lhe indicará ou não um teste bioquímico, ou mesmo uma amniocentesis.
Para descartar o diagnóstico de alguma mal formação fetal.
É nesta primeira ecografia, que é confirmado o tempo de gravidez. Através de um cálculo feito mediante ao tamanho do seu bebê. Este cálculo, é feito através de estudos estatísticos que definiram o parâmetro de medidas para cada dia de gravidez.
Pode ser identificado o sexo do bebê mas normalmente apenas confirmam quando é menino. Porque obviamente vê se um pênis. Mas quando é menina, pode ser apenas um pênis escondido. Por isso os médicos não confirmam se é menina.

  • A Segunda ecografia é feita até as 24 semanas de gestação, ultra sonografía do segundo trimestre.
É uma ecografia bastante completa, e é chamada de ecografia morfológica, porque ela avalia detalhadamente a morfologia (forma) do seu bebê. Órgão a órgão, membro a membro. É um exame minucioso, e o médico deve estar bastante atento, sem distrações. Por isso, não faça muitas perguntas. Deixe-o trabalhar.  Irá ser avaliado o funcionamento e desenvolvimento de todo o corpo do seu bebê. Coração, rins, pulmões, bexiga, cérebro...
Nesta ecografia já pode e deve confirmar do sexo do bebé.

  • A terceira ecografia/ultrasom costuma ser feita próximo as 36 semanas.
Nesta ecografia, além de estimar o peso do bebê no parto, verifica a posição do bebê.
É muitas vezes a sua ultima ecografia, antes do dia do parto.
Cada país tem sua técnica de acompanhamento pré-natal. O ideal é um acompanhamento mensal, onde o medico verifica sua pressão/tensão arterial, peso, altura uterina, e em alguns casos, uma avaliação ginecológica.

Há muito por fazer, e saber. Seu medico irá lhe orientar.
Mas para início de conversa é isto.
Espero que tudo lhe corra pelo melhor.
Muita saúde e felicidades para esta nova etapa de vossas vidas em família.

Leia também Sintomas de gravidez antes do atrazo menstrual
2 3 4 5 6 7

Postagens populares