O que os bebês podem ou não comer?

alimentação dos bebês
Alimentação do bebê.

Antes de mais, amamentação exclusiva até os 6 meses do bebê!
O bebê pode comer antes? para provar, brincar, só um pouquinho...Sim! Precisa? Não!!
Não existe regra, apenas é preciso carinho e bom senso.
Oque NÃO devo dar ao bebê?

O óbvio. Não dê temperos artificiais ou pimenta.

Açúcar causa cólicas e mascara o sabor natural dos alimentos, por isso, evite.

Sal retém líquidos,causa dores de cabeça nos bebês, e não se sabe quanto deve dar. Evite!
Os alimentos em natural, tirados da natureza já contém sódio, o sal necessário para o bebê. Sim, o sal faz bem ao nosso corpo, mas ele já vem na dose certa nos legumes que tiramos da horta.

Frituras. Porque você daria fritura ao bebê? Cozer é mais fácil e saudável.
Mas ele morre se você der fritura? Não. Ele precisa de gordura também, mas a carne mesmo a do peito do frango, tem gordura. E é toda que ele vai precisar agora.

Ovo e mariscos,posso dar ao bebê?
Existem muitos casos de alergia alimentar associados a estes alimentos, então, para não termos que correr para o hospital, evitamos estes alimentos.
O bebê vai morrer se comer ovo ou camarão? Provavelmente não! Mas pode ser que tenha uma alergia e você ainda não saiba.Por isso, espere 1anos de idade, quando eles estão mais "fortinhos".

Então o que meu bebê pode comer?
Dentro do bom senso, tudo!

Bebê pode beber leite de vaca? Pode. Até os 6meses deve ser misturado com água. De preferência metade agua metade leite. O leite tem muita proteína e pode causar muitas cólicas no bebê. Depois dos 6 meses, não é preciso. Qual a forma de diluição do leite de vaca para crianças menores de 6 meses de idade já desmamadas? 

Posso dar papas, cereais, farinha? Em resumo, posso dar glúten ao bebê?
Pode! Mas é possível que ele tenha ou desenvolva intolerância ao glúten, por isso o ideal é dar um pouco todos os dias,até termos certeza que não tem alguma alteração no comportamento, manchas no corpo, vômitos ou diarreia, principalmente dores de barriga.
Se você deu pão e viu que seu bebê chora aflito e sacode muito braços e pernas, está a sofrer com muitas cólicas, vigie o cocó, pode ser que seja ou esteja intolerante ao glúten.
Glúten está nas farinhas e algumas papas. O pão é feito com farinha, então...tem glúten. (muitos outros alimentos também, mas para não ficar longo não falo disto agora)

O que um bebê de mais de 6 meses come?
Durante estes primeiros meses até completar um ano,ele deve continuar a tomar pelo menos 500ml, ou seja, meio litro de leite por dia. 
Vá dando comida como quem brinca de bonecas. Com carinho, rindo e se divertindo.
o que um bebê pode comer
Arroz com cenoura triturado


Meu bebê cospe toda comida
Não é por não gostar. Mas é porque ele vai tentar chupar a comida, como quem mama. E a comida acaba saindo.

Então com carinho e alegria brinque de boneca. Dê frutinha raspada na colher, ou amassadinha, triturada ou mesmo inteira aos pouquinhos. É açúcar, então cuidado, e não dê demasiado.  Algumas vezes por dia, ou um pouquinho a cada hora de lanche. 

Quanto de carne dou ao bebê?
30g ou menos de carne de frango, todos os dias, ou dia sim dia não. Ou seja, uma colher de sopa (...mais ou menos)
Pode dar carne de cordeiro ou mesmo vaca/boi. Sempre tudo muito bem passado. MUITO!

Evite dar peixe ao bebê antes dos 9 meses, e quando der... muita atenção para qualquer alergia. Apenas por isso, e pelas espinhas, e claro.

Bebê precisa comer yogurt, danoninho? Não!
Posso dar? pode. Mas prefira dar fruta. (Lembre do açúcar. ) Escolha os naturais, sem açúcar.
Iogurtes naturais podem até ser úteis para o desenvolvimento da flora intestinal dos bebês. Mas sem açúcar. Se ele não gosta sem açúcar, tente colocar um pouco de banana misturado. Ajuda a adoçar.

Todo alimento que der pela primeira vez ao seu bebê, dê atenta, mesmo o arroz pode causar alergia. Nosso corpo é incrivelmente único. Há alergias até para cenoura.
Por isso, tudo que você der, tente oferecer com um intervalo de pelo menos 2 dias, para saber qual o alimento está liberado.
Por exemplo. Você dá batatinha cozida com cenoura hoje e amanhã.  Não aconteceu nada? boa... está liberado ( sempre com bom senso e atenção)

E nunca dê um alimento novo anoite
imagina que tenha uma reação???? evite o desespero... dê durante o dia e sempre com 8 olhos no bebê a cada alimento novo.
Para evitar gastroenterites bacterianas ou virais, desinterias, diarréias, cólera, parasitas e/ou muitos vírus... HIGIENE!

Quando dou água para o bebê?
Água para o bebê deve ser introduzida aos 6 meses e sempre oferecida ao bebê... fervida, ou filtrada ou engarrafada. Mesmo água da mina deve ser fervida. Desinterias MATAM BEBÊS!
Mesmo a água da comida deve ser fervida.

Posso dar bolachas simples sem chocolates ou muito açúcar para o bebé?
Pode! Precisa? Não.
Tenha horário para as refeições... e lembre-se : Brincar de boneca, não obrigue a comer.

E mantenha a amamentação em livre demanda!
ou seja, amamente sempre que ele quiser.Sempre!

Mantenha a amamentação, no MÍNIMO, até aos 2 anos de idade. No mínimo!
Leia também Amamentar até quando?

Fonte: Duncan BB, Schmidt MI, Giugliani ER. Medicina ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidências. 3a ed. Porto Alegre: Artmed; 2004.
2 3 4 5 6 7

Postagens populares