Casa sempre limpa, como? E sem faxinão no fim de semana.



Já fiz um vídeo contando como mantenho minha casa em ordem, limpando menos de meia hora por dia.
É como EU faço,e da certo. Recomendo. Se te ajudar,ficarei feliz. 
Tenho dois filhos e marido. Passo a maior parte do tempo com os pequenos em casa, a casa se desarrumaria muito depressa, não fossem esses truques que vou vos contar.

1- Superfícies desocupadas. Nada de livros, lembrancinhas e bibelôs em cima dos móveis, mesas. Pia da cozinha e banheiros sem nada solto.
Com isso, basta um pano, produto de limpeza adequado e em segundos limpo.

2- Casa minimalista.
Poucos móveis, apenas o necessário.
Quarto: Armário, comoda e cama. Criado mudo e tal.. nada em cima.
1 cesto para roupa suja.
Sala com sofá, cadeiras e móvel para tv (de preferencia tv presa à parede) e consolas de jogos.
Se tiver filhos, e quiser tapetes ( eu prefiro não ter tapetes) tenha tapetes que possa lavar na máquina de casa. Ou prepare-se para ter mais trabalho lavando. Capas nos sofás laváveis ou sofá em couro.

3-Cozinha com mesa. Se sua casa tem sala e cozinha junto, tente limitar a zona das refeições o máximo possível.
Uma mesa é obrigatório. Tenha, nem que seja um caixote com uma tábua, mas tenha uma mesa. Trás muita ordem à hora das refeições. Ajuda e marcar a rotina e manter a casa limpa.
Lugar de comer, o que for, é à mesa. Acredite, isso é a base do seu sucesso de limpeza.

4-Brinquedos:
Tenha caixas grandes onde caiba tudo, e tenha a regra: Brincou? guardou!
Se puder tenha um cômodo da casa para brincadeiras e ponha lá todos os brinquedos. Se tiver, não deixe nada fora de lá. Assim, não deixe brinquedos no quarto.


5- Roupas:
Tenha as roupas da estação. Não mantenha casacos dentro do armário, quando acabar o inverno.
Se não usa a roupa, retire do armário e decida o que fará com ela depois. Dar ou guardar em uma caixa.
Tenho o minimo dentro do armário.
Roupas dos seus filhos e marido, a mesma coisa. Tenha apenas o que usa no armário. Assim você cuidará melhor do que tem e vai saber quando realmente precisa de roupa nova. Menos consumo, e mais ordem.

6- Passe a ferro,apenas o indispensável. Eu particularmente só passo as roupas que meu marido usa no trabalho. Separo as 5 camisas para a semana e calças dele.
O resto, eu não deixo muito tempo na maquina, nem mofando no varal. Secou, guardo nas gavetas de cada um, bem esticado. Isso vale para lençóis também. Um estilo bem Americano, e dá super certo.

7- Tendo tudo como eu digo acima, organizado. Basta varrer ou aspirar a casa todos os dias, fazer as camas, por roupas para lavar e estender, e passar esfregona ou pano no chão da casa toda, inclusive banheiro e cozinha. E escolha 1 dia na semana para cada cômodo da casa, para uma limpeza mais a fundo, mas rápida.
Quando uma janela estiver suja, não espere o tal dia da semana... depois que tudo estiver varrido e tal.. e as coisas mais calmas aí por casa, limpe a janela com um pano, ou apenas vidros com papel e o produto que você costuma usar.

Sem stress... sem faxinas nos sábados, sem casa suja. E você, tem um truque para partilhar?
2 3 4 5 6 7

Postagens populares