![]() |
Foto:Pinterest |
Ai, se eu ganhasse 1€ para toda vez que respondo isso... já tinha um apartamento pago.
Depende se seu medico prescreveu e ele é de confiança. Mas sim, existem muitos medicamentos que podem ser usados durante a gravidez e amamentação.
Alguns, passam sim para o bebê, mas o custo beneficio compensa. E alguns são "comprovadamente" não teratogênicos. Ou seja, não causam má formação fetal. Pus entre aspas porque? Porque o ser humano é único e não é uma fórmula matemática. Até chá de camomila pode fazer mal a alguém. Mas em regra geral, não faz.
Por isso, se você está doente, e gravida ou amamentando, e seu medico diz que você não pode fazer nada para tratar, suspeite. E se ele diz que pode fazer tudo e mais alguma coisa, suspeite também.
Existem sim antibióticos, anti inflatórios, analgésicos (para dor) antieméticos (enjoos) e uns outros quantos tipos de medicamentos compatíveis com gravidez e amamentação. E seu medico saberá te orientar quando e como usar.
Se você está grávida ou amamenta, e está com medo de ir a consulta achando que o medico vai interromper sua amamentação ou pode te dar algo que prejudique a gravidez, fique tranquila. Existem muitas alternativas e muitos tratamentos para cada doença. Até anestésicos para o tratamento de canal do seu dente, antidepressivos e ansiolíticos, inibidores da recaptação de serotonina e etcétera, podem ser usados. Basta ser bem orientada e fazer como é ensinado.