Criança inquieta? Dorme pouco?


*Aproveito esse vídeo para repostar este texto de quando minha Joaninha tinha apenas 3 anos, há quase 5 anos.

Meu filho tem o desenvolvimento atrasado?



Como pais, podemos identificar os "atrasos" dos nossos filhos. As limitações até podem ser saudáveis. Quem não tem?

Os limites fazem-nos tentar saltar barreiras



Se nossos filhos não estão como os da média, nós incentivamos o desenvolvimento com tarefas para isso. Mas nunca cobrar. Nosso lema aqui em casa é :"Sem Pressão!". Cada criança tem seu ritmo. Alias, cada ser humano tem seu tempo.

Minha filha de 3 anos tem a fala ligeiramente atrasada se comparada à algumas da mesma idade. Vivemos em um país estrangeiro,neste momento na Romênia, e utilizamos 3 línguas diariamente. Além da língua local.

Trabalhamos com a Joana, sem pressão... lhe ensinamos letra a letra, como se pronunciam as palavras... (Um terapeuta da fala ou fonoaudiólogo Português aqui, não existe.. )

 Não devemos coloca-los em uma redoma, e fazer de conta que a dificuldade não existe. A aceitação de um "problema" pode evitar traumas e estimular o progresso.

Mas isso vale para todos. Não só para as crianças.

Tenho um grande amigo ortopedista, e um dia ele me contou que para terminar a faculdade de medicina ele demorou 12 anos, 6 amais que o habitual...porque ele se dedicava muito às práticas e acabava por não passar nas provas teóricas. Pensou até em desistir.  Depois, demorou ainda alguns anos para entrar na especialidade de ortopedia. Nunca alcançava a nota que a especialidade pede. Mas hoje ele é um maravilhoso ortopedista, e trabalha onde quer.  Ele me disse assim...:"Ninguém se lembra do meu percurso e das dificuldades que eu tive. Nem a minha família. Porque agora já sou ortopedista."

 Devemos rever nossos sonhos de tempos em tempos. Uma meta não deve ser uma obsessão.

Lutamos, e nos esforçamos o caminho inteiro, mas nossa felicidade não pode ser a meta final.

Há crianças que nunca irão caminhar, falar, ou muitas coisas. Podemos orientar, ensinar, estimular... devemos ama-las independente do que elas são capazes ou não de fazer.

Os valores andam trocados. Uma pessoa não é o que ela faz. Uma pessoa é muito mais do que isso.
2 3 4 5 6 7

Postagens populares