Que cor de xixi é esta?

Toda vez que minha Joana come beterraba, fica com o xixi super vermelho, mesmo tinto.. e eu as vezes me esqueço que ela comeu isso e me assusto.
Por eu saber que mãe é tudo igual...(risos) achei que um post para esclarecer um pouquinho mais sobre esse assunto pode ajudar. 


A cor anormal da urina pode ser causada por infecção, alguma enfermidade, medicamentos ou algum coisa que comeu. 

Quando ir ao medico? 
1- A urina amarelo bem escuro, é um sinal de infecção urinária, e normalmente costuma ter um cheiro mais forte.
 Esse xixi mais escuro, pode também ser causado por bactérias, cristais (que se acumulam no rim e são eliminados na urina), gordura, glóbulos brancos ou vermelhos, ou mesmo por algum muco na urina. 
Também ingestão de vitaminas do complexo B, ou carotenos.
Se seu xixi está com aspecto amarelo escuro e cheiro desagradável, minha dica é: Bebe 1litro de água de uma vez.. de preferencia em jejum, e faz o teste. Se o xixi ao longo do dia, continuar escuro, marque já sua consulta, você pode não estar sentindo nada, mas estar com rins comprometidos, ou outra situação que precise de atenção. Quanto antes descobrir o que é, mais chances de que não se desenvolva uma patologia realmente grave. 

2- Urina castanha (marrom escuro), é um sinal de problemas hepáticos (fígado), como um hepatiteviral aguda ou mesmo cirrose hepática, que provoca um excesso de bilirrubina na urina, ou  uma forte desidratação. 
Mas, também pode ser apenas porque comeu feijão por exemplo, alguma comida que alterou a cor final do xixi, ou mesmo algum remédio que esteja usando. Por isso, tal como eu disse antes, faça um teste. Lembre-se o que comeu/bebeu e que poderia ter alterado a cor da urina, ou evite o remédio por pelo menos 12h, e beba 1 litro de água... depois vigie a cor do xixi. Se ainda mantiver o castanho (marrom escuro) , é caso para fazer análises, ou mesmo uma ecografia hepática. Por isso é bom ir ao seu médico. Ele irá fazer uma avaliação do seu estado e indicar o melhor procedimento.
Não deixe para depois. 

3- Urina rosada ou marrom claro, avermelhada.
Pode ser desde uma cistite a um tumor... vou só listar algumas.
Anemia hemolítica, lesão no rim ou das vias urinárias, Porfíria. Alguns transtornos das vias urinarias que deixe sair sangue na urina (hematúria), como a cistite. Cálculos renais, tumor na bexiga e/ou no rim, infecção renal, nas crianças tumor de Wilms, ou hipernefroma. Nos homens, pode ser caso de alterações da próstata.
Agora vocês entendem meu susto pelo xixi vermelho da minha Joana?
No caso dela foi pela beterraba que comeu. Mas alguns sucos ou mesmo corantes de alimentos e snacks podem deixar a urina desta cor. Por isso, vale a dica do item numero 2.  Evite o tal alimento e vigie. 
Realmente acredito que todos podemos ser um pouco médico dos que nós amamos. Como? Ajudando a diagnosticar essas situações e levar ao médico para as análises, exames e tratamento apropriado.

Um bom médico sabe sempre quando encaminhar seus doentes ao profissional adequado. Por isso... Avalie e encaminhe! 
2 3 4 5 6 7

Postagens populares