AMAMENTAÇÃO. Leite Fraco, mamilo rachado, pega certa, subida do leite e mais.

Leite Fraco, mamilo rachado, pega certa, subida do leite.

Olá Famílias, amo falar sobre amamentação. Me sinto bastante capacitada para isso. Amamento há 3 anos e meio.

Passei por algumas dificuldades o que me fez aprender ainda mais e entender algumas mamãs que desistem de amamentar.

Não julgo que não amamenta, eu sei que nem sempre é fácil. Mas com ajuda, todas conseguimos.


Primeira mamada, O Colostro.

Você acabou de ter seu bebê, por parto normal, ou cesariana. Amamente!
Tive minha primeira filha por parto normal, e ela mal saiu eu pude amamentar. 
Eu tinha as mamas murchas, parecia que não tinha nada. Ela pôs a boca e mamou. Saiu o colostro. Foi um leite diferente, parecia que não iria ajudar muito. Mas eu sabia, é pouco, parece ralo e fraco, mas ao contrário, é o leite mais rico para o seu bebê.  O Colostro materno.

Lembre que seu bebê nunca se alimentou utilizando o estômago. No máximo, bebeu um pouco se líquido amniótico.
 Ele sempre foi alimentado pelo cordão umbilical e os nutrientes ficavam no sangue, e eram divididos pelos órgãos, sem nunca digerir. Não passava pelo estomago e intestino. 

O Colostro é o leite mais adequado, e deve ser mesmo em pouca quantidade pois o estômago dele é minusculo.

Parto Cesariana, Terá leite sim!
Tive meu segundo filho por Cesariana (cesárea), e eu ainda estava anestesiada, quando dei a mama ao meu bebê. Eu tinha o colostro, e meu bebê mamou e arrotou, como prova de que estava alimentado. Confie no seu corpo, e ofereça a mama ao seu bebê, assim que você sair da sala de cirurgia. 

A "subida" do leite
Passados 3 dias, costuma ser a "subida" do Leite. Pode acontecer antes, pode ser depois. Não se preocupe, isso tem haver com a necessidade do seu filho, e não com sua capacidade de amamentar.
Sai mais leite a medida que ele suga. Se ele suga menos é porque precisa menos. Se ele ainda tem fome, ofereça mais a mama. Simples assim.

A subida do leite, na primeira semana costuma ser difícil para toda mulher.
O peito fica gigante, a maioria das vezes parece empedrado. É NORMAL! Não se desespere. 
Comece a ordenhar com a mão, ou use a bomba de leite. 
Tenha atenção com a bomba, para seu mamilo estar bem encaixado no centro da bomba de leite. E sim, é desconfortante no início, e pode até doer. Se doer muito, vá para o banho, deixe agua quente correr enquanto massaja (massageia) o peito.
Se não conseguir com a bomba, tente ordenhar com a mão. Exatamente como quem ordenha um animal. Lembre, é mesmo primitivo.

Não desista, isto é só esta semana, no máximo na próxima você já vai estar melhor.
Algumas mães chegam a ter febre e pode sair sangue do seu mamilo. Não se assuste, o seu bebê pode mamar assim mesmo. E se ele bolsar sangue, lembre-se que foi do seu peito. 

Livre demanda ou amamentar de 3 em 3 horas?
Eu acredito que as regras foram inventadas para organizar e civilizar. Mas não há mais nada primitivo e selvagem do que o parto e amamentação. Então vamos viver como deve ser. 
Amamentamos de acordo com o que o bebê pede. Se ele precisar, amamente a cada 1 hora. Deixe ele pedir. Não imponha regras e não deixe o bebê com fome só porque apenas passou 2horas e não 3.

Leite fraco
Não existe leite da mama fraco!!!!!!! 
Existe sim, uma má pegada, o bebê não segura bem o peito, a mãe não oferece na posição certa, então o bebê vai desistindo, e chora de fome. Mas ele quer seu leite. Seu leite alimenta! Você apenas precisa aprender a oferecer bem a mama.

Mas meu bebê mama a cada meia hora porque meu leite é fraco!
Não, ele mama a cada meia hora porque ele é assim. Seu bebê gosta de mamar de vagar, e gosta de mamar mais vezes.
Ou mais uma vez, a "pegada" da mama não está correta e ele vai desistindo e pede de novo ao fim de um tempinho.

Qual é a pegada correta?
É a posição que você quiser, desde que o seu mamilo esteja bem dentro da boca dele, tocando no final do céu da boca do bebê. (no palato mole)
 Faça você o teste e encoste a língua no céu da sua boca, arraste sua língua o mais para trás possível. Sente uma zona mais mole? Pois, este é o palato mole.
Mas qualquer posição? Sim! Lembra que amamentar é selvagem e primata. 
Se você tiver realmente atenção ao seu bebê, você vai saber como ele mais gosta.
Algumas colocam o bebê sob almofada, ou apóiam entre os braços.
Os bebês que bolsam(golfam) muito, que teem muito refluxo gastroesofágico, costumam se adequar melhor na posição de cavalheiro.
Pondo a criança como se fosse cavalgar na perna da mãe enquanto ela sentada o amamenta.
Como eu disse, o importante não é a posição, e sim, importa que ele tenha seu mamilo inteiro dentro da boca, tocando o palato mole. Encontre sua posição, a que for mais confortável para você e seu bebê.

Tenho o mamilo ferido ou me dói muito amamentar.
A pega pode estar incorreta. Confirme se a parte de baixo da aureola do seu peito está quase toda ou toda dentro boca do bebê. Se não está, bata levemente no queixo do bebê, para ele abrir um pouco a boca e "pegar mais mamilo". Se não deu certo, coloque seu dedo mindinho dentro da boca dele, para ele abrir a boca e você retirar seu peito.Volte a colocar seu peito dentro da boca dele desta vez com apoio da mão segurando o peito e aponte ao céu da boca dele. O céu da boca do bebê faz um reflexo de sucção. (no Palato mole).

Ainda há muito mais por escrever, e provavelmente vocês terão muitas questões. 
Em breve farei mais um texto sobre este assunto.

Leia também Amamentar, até quando?
2 3 4 5 6 7

Postagens populares