O que meu filho deve saber desenhar em cada fase?

Há poucos dias, eu conversava com uma grande amiga, que me orientou neste tema. Ela é formada em Artes pela universidade de Riga (Letônia), e tem um mestrado em educação infantil, autora de obras de arte que ganharam espaço em galerias pelo mundo todo. Além de ser mãe de dois maravilhosos meninos.

Segundo ela, a criança deve se expressar. Isso significa que até pode receber um pouco de orientação, mas que não deve ser corrigida ou mesmo ensinada.

O que meu filho deve saber desenhar?


Antes de mais, crianças não são máquinas. Cada uma tem um rítimo. Se seu filho não se enquadra em um desses, não se preocupe. Mas estimule.
Com amor, carinho e atenção, todos crescemos melhor.


1 aos 4 anos



Os primeiros rabiscos, conhecidos como garatujas, são muito importantes e não devem ser menosprezados.
Começam por riscos desordenados, aos poucos começam a ganhar uma ordem e por volta dos 3 a 4 anos, ganham formas. Mesmo que essas formas,apenas a criança interprete. Isso não significa atraso, é uma fase que deve ser assim, mesmo para um autoconhecimento desta criança como indivíduo.

4 aos 6

Desenha formas que tem na mente. Nem sempre o que vê. Mas como ele vê na mente. Um monstro, um cão, uma batata sorridente, um carro de 5 rodas.

7 aos 9 anos,

já utiliza mais cores. Dá formas a várias partes do corpo, algumas partes muito maiores que outras. Usa cores mais fortes. Faz o céu e o chão. E já se expressa nos desenhos.

Eu devo ensinar meu filho a desenhar?

Não!
Mas deve apresentar um mundo de imagens para estimular a criatividade. E não a cópia.
Livros, visita ao museu (porque não?) .

Desenhar com seu filho é bom e divertido, mas não ensine. Ofereça lápis, demonstre como você faz. Pode dar o exemplo, sem chamar a atenção da criança. O momento de pintura é dele. Não seu.

Evite oferecer desenhos prontos para serem pintados. Isto pode ser feito. Mas o ideal é a página em branco e o lápis (lápis de cera), ou mesmo tinta.

Deixe seu filho descobrir as formas do mundo. Não o apresse.
Não existe certo ou errado.
Riscar e rabiscar faz parte.

Leia também Meu Filho tem o desenvolvimento Atrasado?
2 3 4 5 6 7

Postagens populares