Plagiocefalia posicional, cabecinha amassada do bebê.

Olá Dr.Gerd Schreen,
Aqui no Mãe de Família, muitas mamães dizem que seus filhos tem a "cabeça um pouco amassada", algumas já diagnosticadas como Plagiocefalia posicional.



Mas o que causa essa assimetria Craniana nos Bebê, Dr. Gerd Schreen?
"A assimetria, também conhecida como plagiocefalia posicional, é uma alteração no formato da cabeça.
Normalmente causada pelo apoio viciado sempre na mesma posição.

É mais facilmente observado quando olhamos a cabeça do bebê de cima para baixo, observando um lado mais achatado e outro mais proeminente ou mesmo um achatamento intenso de toda a região posterior da cabeça.



No Brasil, mais de 300 mil bebês apresentam algum tipo de assimetria."

Podemos evitar que a cabeça do bebê fique assim, "amassadinha"?
"Prevenir é simples, mas requer atenção dos pais.

É muito importante que se alterne a posição do apoio da cabeça do bebê enquanto ele dorme, sempre respeitando a recomendação dos pediatras de se colocar o bebê para dormir de barriga para cima.

Deitá-lo sempre da mesma forma pode provocar um achatamento da região apoiada, ponto de partida para o desalinhamento de toda a estrutura óssea do crânio e da face.

Também deve-se evitar o uso exagerado de bebês conforto (o ovinho) ou cadeirinhas.
Estimulá-lo a ficarem de bruços quando estiverem acordados e sob supervisão de um adulto.

Nessa posição, o bebê fica livre do apoio na parte de trás da cabeça, ao mesmo tempo em que desenvolve a musculatura da nuca e do ombro. "

Algumas se queixam, que os bebés querem sempre dormir com a cabecinha para o mesmo lado...

"Quando o bebê tem uma preferência exagerada de virar a cabeça sempre para o mesmo lado ou se tem uma limitação para virar para o lado oposto. Pode ser Torcicolo Congênito.
Converse com um especialista para verificar se não há necessidade de fazer um pouco de fisioterapia para corrigir esse torcicolo, pois está fortemente associado à plagiocefalia posicional."



É verdade que o bebê pode precisar usar um capacete para corrigir a assimetria da cabeça?
"Na maioria dos casos, a cabecinha torta do bebê pode ser  corrigida apenas com reposicionamento, quando detectada logo nos primeiros meses de vida.

Quando o reposicionamento não é suficiente, há a opção de se tratar a assimetria com a órtese craniana, uma espécie de capacetinho feito sob medida para cada bebê, moldando o crescimento craniano e corrigindo o seu formato definitivamente.


É importante lembrar que quanto mais severa for a deformidade, mais cedo deve-se iniciar o tratamento, pois o ritmo de crescimento diminui rapidamente com o passar dos meses, diminuindo progressivamente o potencial de correção."

Doutor, muito obrigada pela sua disponibilidade, em nos dar estes esclarecimentos.


Este texto não foi patrocinado e nem teve intuito promocional.
2 3 4 5 6 7

Postagens populares