Rotavírus, Disenterias.

gastroenterite
Rotavirus
Gstroenterite
Rotavírus, é um dos vírus que causa gastroenterite, e infelizmente temos ouvido falar de muitos bebês morrendo com a "disenteria" que ele causa.
E no fim ensino a fazer o soro caseiro.

O que o rotavírus?
É um vírus (A, B, C, D, E, F e G são os conhecidos) que tem forma de roda, dai o nome "rota" que contamina animais e pessoas de todas as idades, sendo mais virulento, ou seja,mais agressivo, em bebês. 

O que o Rotavírus faz?

Infecta, causando diarreia, febre de mais de 38graus, vômitos, muita fraqueza, dores abdominais (dor de barriga bem forte) e em alguns casos, tosse.
O cheiro da diarréia é bem característico, é um cheiro podre. Mesmo forte.

Contagio:
Como meu filho apanha Rotavírus?
Basta tocar e levar a boca. Tanto animais,adultos ou crianças podem ser portadores e disseminar.

Adulto também pega rotavírus? Sim, mas são mais resistentes e não causa nada grave.  Em adultos saudáveis, que não sejam imunodeprimidos.
O Rotavírus tem um período de incubação de 2 a 5 dias.
O que significa? Quer dizer que seu bebê entra em contacto hoje com o vírus e só vai ficar mesmo doente daqui a dois ou mesmo 5 dias. 

O que eu faço para tratar meu filho com essa doença?
Não há uma medicação específica. Ou seja, não há um remédio para tratar. Não se usa antibiótico para vírus.

O tratamento é hidratar: 
Se você amamenta, parabéns, já tem aí o melhor tratamento. Aliado a um pouco de soro caseiro.
Apenas com água não basta. É preciso soro caseiro ou algum hidroelectrolitico que você pode comprar na farmácia. Há uns com sabor a fruta para facilitar.
E se seu filho não quiser beber, e provavelmente não vai, tente dar com colher a cada 5 minutos, ou mesmo com palinha (canudinho).

Se ele não conseguir tomar, e estiver muito prostrado, desanimado, "caidinho", vá para o hospital e não sai de lá sem que dêem o soro intravenoso ao seu filho.
Gastroenterite por rotavírus Mata. Principalmente em bebês com idade inferior aos 2 anos.

Posso prevenir contra Rotavírus?
Com higiene, água e sabão.
Quando for ao medico, hospital ou locais com outras crianças doentes, não deixe seu filho tocar, brincar e levar as mãos a boca.
Lave bem suas mãos, e as mãos dele. Sempre! Ate os dois anos, lave as mãos várias vezes por dia, e insista para que todos lavem.

Rotarix e RotaTeq são vacinas bastante conhecidas que diminuem o impacto do rotavírus. Seu filho ainda pode "pegar" rotavírus, mas se foi vacinado, o impacto vírus será menos agressivo nele.
Por isso, se tiver chance, condições financeiras para isso, vacine. (Na maioria dos países e uma vacina cara)

Soro caseiro:
Para quem não sabe fazer soro caseiro.
Meia colher de chá de sal, e 1 colher de chá cheia de açúcar para 200ml de água. (1copo) Tenha muito cuidado em usar água tratada e fervida, ou agua engarrafada. E a criança deve beber frio ou a temperatura ambiente. (natural) O dia todo, pelo menos 1litro e meio. Eu sei que vai ser difícil, mas com carinho, você consegue.


2 3 4 5 6 7

Postagens populares