Crianças CAPAZES, adultos RESILIENTES.

》》”A resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. - sem entrar em surto psicológico, dando condições para enfrentar e superar adversidades.”《《 Fonte


 É difícil vê-los segura mal o talher, enchem de comida o chão. Mas é um desafio que devem superar e você incentivar, mesmo com toda a sujeira. É na tentativa e erro, que se descobre como ACERTAR.

Subir as escadas com eles ao colo, é bem mais rápido. Mas precisam tropeçar na subida, machucar algumas vezes os joelhos, ou até tentar subir com mãos no chão, até conseguirem fazer sozinhos. Aprender a ULTRAPASSAR OBSTÁCULOS.

Ouvi-los chorar é doloroso. Mas antes de fazer o mais fácil, que é pegar ao colo e abraçar, você deve sim, apresentar alternativas de distração. APRENDER A SE AUTOCONSOLAR. "Olha aqui essa panela, bate com essa colher e faz barulho".

Lápis e folha em branco, sem desenho, os permite exercitar a imaginação. Tornam-se CRIATIVOS, INVENTORES.

Arrumar o quarto, explicar quanto dinheiro devem gastar nas compras, deixar descascar ou mesmo comer com casca (limpa) as frutas, e inteiras. Não tirar a parte mais dura do pão, não coar a nata do leite, deixar fazer sozinho. Os mostra o quão capazes são. E nessa autoconfiança e preservação natural do instinto de sobrevivência, é que se forma um adulto resiliente. 
Um adulto que não se deixa abater nas adversidades da vida, e que são capazes de "SER CAPAZES", em todas situações.

2 3 4 5 6 7

Postagens populares