O livro que julguei pela capa.


Foto: Pedro e a mãe com o livro.

Sou uma pessoa bastante lógica, pratica e racional. Até gosto de alguma fantasia, mas detesto histórias para "boi dormir" e que apenas acrescentam mentiras ao mundo já tão enganoso em que vivemos.

E sendo esta pessoa, comecei a ler o Livro "A fada partiu a Asa" aos meus filhos Joana com 4 anos e Pedro com ano e meio. Uma história que inclui fadas más e boas, um mundo de magia em que se ensina a deixar biscoitos e leite para agradar a fada.

Escandalizada me perguntava: Que mundo é esse que ensina magia e histórias fantasiosas com intuito de consolar? Porque tantas palavras sedutoras tentando convencer nossos filhos a acreditarem que são protegidos por fadas invisíveis que rondam nosso universo? Fiquei chocada!



Um livro grande, com imagens infantis, colorido, que fala de uma menina que ficou sem família e foi acolhida por outra. Porque não falam apenas sobre isso? Porque não ensinam apenas, às nossas crianças, sobre essa necessidade de cuidar dos outros, proteger e amparar quem mais precisa?

Me enchi de paciência e continuei a ler o livro. Algumas linhas não o fazia em voz alta,"não quero minha filha acreditando nessas coisas" -pensava eu.
E finalmente na última página, meus olhos se encheram de lagrimas... senti vergonha dos meus maus juízos. Vi o quão cheia de razão eu estava, uma razão que apenas me cegava.

A tal menina que tinha perdido seus pais, tinha sido tão bem recebida, amada, amparada, estava cheia de orgulho desta sua nova família. Sua irmãzinha orgulhosa da mãe que tão bem acolheu e cuida de todos em sua casa, diz: "Quando crescer, e tiver filhos, também quero ter asas".

Em linguagem romântica e cheia de ilusão infantil, falam sobre o direito de ter quem os proteja e, para Maria e Milu, quem usava essas asas e merecia todo leite, bolo e biscoitos  como forma de miminhos de gratidão, era com certeza a mãe.

E este foi o livro que julguei mal, antes de me encantar...

A venda deste livro é totalmente revertida para projetos sociais de apoio à crianças, idosos e quem mais precise. Pode adquirir aqui  Loja dos abraços

2 3 4 5 6 7

Postagens populares