Respondendo à Leitora...O que a criança deve aprender antes dos 6 anos?

A escolinha da minha filha de 3 anos prefere incentivar a alfabetização, e não investe em brincadeiras. Devo procurar uma creche com metodología Waldorf?Acho-os radicais, porque limitam hábitos que gostamos de que ter em casa.


Eu acredito que a criança deva sim se desenvolver neuro cognitivamente desde que nasce. Ser estimulada e deixar que ela mesma descubra suas habilidades. Percepção, sentidos sensoriais, motores... e isso não se faz apenas sentado dentro da sala de aula.
 Ter atividades de concentração com letras, números e formas pode ser interessante, mas como mais uma atividade, e não como a base fundamental desta fase.

Ela precisa de areia, massinha, lápis de cor, tinta, colagens, texturas e sol.


Gosto da metodologia Waldorf, e da Montessori, mas se tivesse que escolher, optaria pela Montessori. Respeita o tempo da criança que quer aprender mais e oferece conhecimento de forma lúdica.

 Ela vai querer aprender a ler aos 4 anos, não significa que deva. O ideal é ter a chance de exercitar a imaginação e inventar as próprias historias. Mas aprender letras e números...não lhe fará dano mental.

Em resumo...
 Quanto tempo ela precisa ficar nessa escola? O dia inteiro? Trabalha a full time?
Dependendo disso vejo duas opções:

1-Se precisa trabalhar full-time, diria para sim trocar de escola... procure uma mais simples que incentive a brincadeira e muito parquinho.

2- Se puder deixa-la meio período na escola... pode manter a que está, e você fica com a melhor parte: Brinca com ela, oferece o apego que é o mais importante no desenvolvimento pré-escolar que vai até os 6 anos, e muito contato com terra, parque e brincadeiras.

Continue com esse raciocínio, você está pensando da forma mais acertada para sua filha.

2 3 4 5 6 7

Postagens populares