Vomitos de sangue na gravidez


Jorginho e eu viemos às urgências do hospital... Hoje ao almoço vomitei sangue, e como nesta gravidez não tenho enjoos, não vomito com frequência, vim à correr ver oque se passa.
Qual a minha preocupação?
Cuspir sangue ou ter vômitos com sangue a meio é bastante comum na gravidez quando se tem vômitos com frequência... isso porque? Porque a força que é preciso para o vômito pode causar rupturas de pequenos vasos esofágicos, oque não é isoladamente um problema grave. Mas, como eu não tenho enjoos, não tenho gastrites nem nada que justifique, preciso ficar atenta. Principalmente porque tenho tido hipotensão postural bem marcada. Oque é isso? Hipo tensão postura... quando fico de pé não só tenho aquela tontura que muita gente tem... tenho com frequência quando estou de pé já ha algum tempo e sinto os ouvidos se taparem... e fico ofegante... alguém reparou isso em um dos meus vídeos. E isso só passa se inclino minha cabeça à altura de minhas pernas... me agacho ou sento com a cabeça sob meus joelhos.
De resto, fora isso, tenho uma santa gravidez que nada me acontece.
E o que tem a ver essa tal hipotensão postural com o sangue que vomitou?
Bem, hipotensãopostural acontece quando temos hipovolemia... ou seja, menos sangue circulante para o coração bombear para chegar ao cérebro... e os barorreceptores que ficam no pescoço fazem esse alerta que nos colocam sentados rapidinho.
Se eu perco sangue pelo vomito eu vejo que sai e tomo atenção a qualquer anemia.... mas se ando a perder sem saber, ou seja, se o sangue tem saído e ido para o intestino, ele sai como uma comida "normal" e eu não noto a tal perda. Por isso temos sempre que ter as analises  de consultas da gravidez em dia, ou consultas pré-natal.  Assim, sabemos se temos anemias ou infeções... não é frescura. Gravida deve receber acompanhamento MENSAL.
Neste momento o Jorginho continua se mexendo bem, estamos com 25 semanas. Estamos bem...mas eu precisava deixar aqui esse alerta.
2 3 4 5 6 7

Postagens populares