Fundação Infantil Ronald McDonald (FIRM)



Quando uma criança está doente e tem que se submeter a tratamentos médicos hospitalares, precisa de estar acompanhada pela sua família. A Fundação Infantil Ronald McDonald (FIRM) aproxima as famílias durante os momentos mais difíceis das suas vidas.

A FIRM é uma Instituição Particular de Solidariedade Social de utilidade pública que desenvolve e lidera programas que contribuem para o bem-estar das crianças e das suas famílias. Foi a pensar nelas que a FIRM criou as Casas Ronald McDonald (uma em Lisboa e outra no Porto) e o Espaço Familiar Ronald McDonald (Hospital Santa Maria em Lisboa), que dão apoio a estas famílias, quando estas mais precisam, permitindo-lhes acompanhar de perto as suas crianças durante o período em que se encontram em tratamento hospitalar, aí permanecendo, gratuitamente, porque a nossa casa é onde está o nosso coração”.

Para ajudar a Fundação Infantil Ronald McDonald, todos os 167 restaurantes McDonald’s® em Portugal, de 23 a 25 de novembro de 2018, juntam-se com o objetivo de angariar fundos em prol da Fundação e dos seus principais programas – as Casas Ronald McDonald e o Espaço Familiar Ronald McDonald a receberem gratuitamente mais famílias com crianças em tratamento hospitalar. Durante três dias, por cada Menu® ou McMenu Grande vendidos, os restaurantes McDonald’s contribuem com 25 cêntimos para apoiar a Fundação.

A iniciativa McSorriso, criada em 2002, já permitiu que os restaurantes McDonald’s em Portugal contribuíssem com mais de um 1,1 milhões de euros para a Fundação Infantil Ronald McDonald cumprir a sua missão: aproximar as famílias e as suas crianças e a contribuir para o seu bem-estar. No total, as duas Casas e o Espaço Familiar Ronald McDonald já acolheram mais de 2350 famílias.

Mais informação sobre a Fundação Infantil Ronald McDonald:
A Fundação Infantil Ronald McDonald, seguindo o exemplo de mais de 60 países onde a Ronald McDonald House Charities está representada, foi constituída em Portugal pela Sistemas McDonald’s Portugal, no ano de 2000, e tem como missão a promoção de iniciativas que contribuam para o bem-estar das crianças e das suas famílias. Em 2001 foi oficialmente reconhecida como uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de Utilidade Pública.

As Casas Ronald McDonald de Lisboa e do Porto e o Espaço Familiar Ronald McDonald, no Hospital Santa Maria em Lisboa, são, atualmente, os projetos da Fundação Infantil Ronald McDonald. O papel destes projetos é o de aproximar as famílias e as suas crianças numa altura difícil das suas vidas, e de contribuir para o seu bem-estar.


Em Portugal, a primeira Casa Ronald McDonald foi inaugurada em Lisboa em 2008, junto ao Hospital D. Estefânia, o principal hospital pediátrico português. Desde a abertura e até ao presente, a Casa Ronald McDonald de Lisboa já acolheu gratuitamente mais de 1535 famílias de todos os distritos portugueses, incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores.

As famílias com crianças em tratamento hospitalar no Centro Hospitalar de Lisboa Central são referenciadas e encaminhadas para a Casa Ronald McDonald de Lisboa pelos serviços sociais do Hospital D. Estefânia, Hospital de Santa Marta, Hospital dos Capuchos e Maternidade Alfredo da Costa.

Em 2013 foi inaugurada a Casa Ronald McDonald do Porto no perímetro do Hospital S. João. Esta Casa acolhe, de forma gratuita, os familiares das crianças que se deslocam da sua residência habitual para receberem tratamento no Centro Hospitalar S. João ou no IPO-Porto. Até ao presente, a Casa Ronald McDonald do Porto já acolheu mais de 483 famílias.

A ideia subjacente a estas Casas é simples: proporcionar uma “casa longe de casa” às famílias mais carenciadas das crianças em tratamento hospitalar. Com uma experiência iniciada em 1974 em Filadélfia- EUA, com a abertura da primeira Casa Ronald McDonald no mundo, e com a criação pela McDonald’s Corporation da Ronald McDonald House Charities em 1984, atualmente existem 366 Casas Ronald McDonald em 43 países.

Espaço Familiar Ronald McDonald

O primeiro Espaço Familiar Ronald McDonald em Portugal, inaugurado em 2017 no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, é o mais recente projeto da Fundação Infantil Ronald McDonald e tem como objetivo continuar a aproximar as famílias e as suas crianças e a contribuir para o seu bem-estar.

O Espaço Familiar Ronald McDonald conta com a parceria do Centro Hospitalar Lisboa Norte e da Associação para as Crianças de Santa Maria (ACSM) e é um espaço destinado a toda a família, com uma área compreendida de 183m², localizada no piso 01 do Hospital. Neste Espaço, para utilização diurna das das 9:00 às 20:00, as famílias, podem estar, descansar, utilizar os balneários, lavar as suas roupas e preparar as suas refeições num ambiente familiar, continuando a acompanhar de perto as suas crianças em tratamento no serviço de Pediatria do Hospital Desde a sua abertura, o Espaço já recebeu mais de 340 famílias.


Formas de ajudar a Fundação Infantil Ronald McDonald a continuar a apoiar de forma gratuita as famílias das crianças em tratamento hospitalar:
  • Fazendo um donativo para o IBAN PT50.0033.0000.45237180349.05 Fazendo um donativo através do MB WAY (colocando o número 969 604 295)
  • Colocando um donativo nas caixas-mealheiro existentes nos restaurantes McDonald’s.
  • Ligando o 760 300 405 (custo da chamada 0,60€ + IVA. Reverte 0,48€)
  • Fazendo uma Declaração de IRS Solidária, colocando o NIF 510 093 680 no campo específico. Sem qualquer custo e duma forma simples o contribuinte estará a ajudar a Fundação.
  • Adquirindo Presentes Solidários da Fundação (mais informação no site).
  • Oferecendo-se como voluntário
  • Oferecendo donativos em espécie e em serviços ao Espaço Familiar e às Casas Ronald McDonald

Fundação Infantil Ronald McDonald
novembro de 2018

2 3 4 5 6 7

Postagens populares