Meu filho não engatinhou e tem dificuldades na escola, porque?

O desenvolvimento motor da criança que começa na concepção, desde que “entra na barriga” da mamãe e quando completa seu primeiro aninho, é o mais importante de todo desenvolvimento motor dele. Tudo o que acontece nesse período tem repercussões neurológicas para todas as fases do desenvolvimento físico, sensoriais, intelectual e até social.


                                      (o vídeo explica em palavras simples e com algumas dicas)

Tudo começa no útero, com ajuda dos reflexos motores do próprio útero e conjugados às reações reflexas do bebê , e aliás, movimentos esses que facilitam a sua própria expulsão no parto.



Bebê deve OBRIGATORIAMENTE passar por cada uma dessas fases, por motivos neurológicos:

Mexer bracinhos, mexer perninhas, descobrir dedinhos das mãos e dos pés, arrastar-se no chão, ENGATINHAR, andar sozinho, correr, saltar.

Algumas crianças podem não passar por alguma dessas fases, seja por uma lesão no sistema nervoso central  dentro da barriga da mãe, no parto, depois do parto, ou por falta de estimulo adequada por parte dos pais (tutores) no primeiro ano do bebê.

Bebês devem se arrastar, descobrir o chão, o mundo que o rodeia e seu próprio corpo. Isto amadurece as funções neurológicas básicas, que depois serão necessárias para escrita e leitura, por exemplo.




Entre os 3 e 12 meses, mais ou menos, todo movimento que o bebê faz, irá criar e desenvolver sinapses e mielinização das vias motoras. Em outras palavras, irá desenvolver o cérebro e sistema nervoso central e periférico do bebê.

PROPRIOCEPÇÃO
Se arrastar, é o início da independência dele e a melhor forma de explorar o mundo á sua volta, mas não é apenas isso, ele está desenvolvendo a percepção tátil. Esfregar seu corpinho no chão, serve para desenhar no cérebro um mapa de cada pedacinho de seu próprio corpo.
Quando isto está “pronto”, ele pode tentar se equilibrar de quatro e começa a ENGATINHAR.


 E nessa etapa, de tentar colocar-se de 4, ele vai desenvolvendo a propriocepção que será o determinante para seu próprio controle postural.


“OPA!!... pus força demais nesse joelho, e ele bateu no chão...”


“Xiii... fiz pouca força com o braço e não consegui pegar o brinquedinho.”


“Calma, calma... o brinquedo está mais perto... acho que mais duas pernadas eu chego lá" 

(convergência visual, desenvolvimento da visão central e periférica, profundidade, dimensão espacial, coordenação olho-mão, sem isso não vai aprender a ESCREVER BEM!)

“Vou ter que abrir mais esse dedo, e me preparar para o peso, para segurar as chaves do carro da mamãe... mas vai valer a pena.”


Engatinhar é a fase que permite amadurecer o Corpo Caloso. E é esse Corpo Caloso quem faz a comunicação do cerebro direito com o esquerdo. Já viu pessoas que mal conseguem executar 2 tarefas ao mesmo tempo? Cada lado do cérebro é responsável por uma “coisa” diferente. E precisamos que essa “ponte” que liga os dois lados esteja bem desenvolvida. Por isso... DEIXE O BEBÊ SE ARRASTAR!!



MEU FILHO ENGATINHA ERRADO

Sim, existe o jeito certo de engatinhar.

Ele engatinha com uma perna dobrada e a outra reta, porque? 

Provavelmente por uma má propriocepção, ou uma má formação física da pelve (quadril), ou das costas, o que vai atrapalhar o desenvolvimento de tudo o que falei antes. Olho, mãos, equilíbrio.

Engatinha saltando com o bumbum (pula de rabinho no chão)

Provavelmente por problemas na coluna vertebral, ou no futuro podem desenvolver esse problema, e isso não permite desenvolver a convergência visual. (expliquei acima)

Gatinha pulando como um coelho, com as duas pernas ao mesmo tempo: 

A pelve (anca, quadril) faz uma forma de W, e isso é o sintomas de um mal desenvolvimento de um reflexo primitivo. Podem ser causados por problemas da pelve ou coluna vertebral. Ou podem no futuro causar esses problemas na pelve e na coluna. PRECISAM SER ACOMPANHADOS.




MEU FILHO NÃO ENGATINHOU OU ENGATINHOU ERRADO, E AGORA?

Se você leu tudo até aqui, já sabe bem o que te espera, mas aqui vai uma breve resumo: Muito provavelmente seu filho terá dificuldades de aprendizado.
A forma mais eficaz de tratar essa dificuldade será se arrastar e engatinhar (de novo), para amadurecer essas “partes” do cérebro.


(vídeo de uma das atividades de desenvolvimento neurocognitivo que fazemos aqui em casa, Joana com 4 anos)
Procure um psicomotricista, um neuropsicólogo, ou mesmo o psicopedagogo da escola e converse sobre a melhor forma de ajudar seu filho.

Extensão e capa protetora para segurança do bebê.


Hoje vos falo desse maravilhosos engenho  que facilita muito a minha vida.
Você encontra esse produto em loja de materiais elétricos, e grandes lojas de materiais de construção.
Procure por Capa Protetora de Fichas Elétricas, ou em Aessorios de Extensões Elétricas no google.
Não é um vídeo de publicidade.

E quando você tem um tempo só para você?

"E quando você tem um tempo só para você?"
Uma leitora perguntou-me isso, e parei para pensar... e pensar… e pensar… (risos)
Cheguei à conclusão que tenho todo o tempo só para mim.
Vivo o que eu escolhi, e quem não vive suas próprias escolhas é que não tem tempo só para si.
Mas ok… acho que ela queria saber quando eu sento para tomar um café e pensar na vida.



Varias vezes ao longo do dia tenho esse tempo. Sou mãe de uma menina de 4 anos que adora brincar de “amiga” e tomar chazinho da tarde enquanto passeamos nossos filhos pela casa.
Tenho um bebê de 20meses que adora dançar, e por ele dançávamos agarradinhos o dia todo.
Meu conceito de tempo só para mim, é fruto do que eu cultivo todos os dias desde o momento em que disse “sim, eu aceito”.
Eu agora somos nós.



Por favor meu Deus, não me afaste deles ainda e não mude tão cedo o meu conceito de "meu momento". Ainda por alguns anos, espero não ficar isolada, com um tempo só para mim.

SOCORRO: Meu filho não come NADA!

Você já seguiu todas as orientações do pediatra. Já fez analises e descartou anemia e outras patologias associadas...
Já leu meus textos sobre comer com as mãos... rotina alimentar e paz à mesa. E ainda assim, seu filho não come e você está definhando de preocupação?


Hora da tática de guerra!
Vamos preparar a comida preferida do seu filho. Arroz com frango? Macarronada? Canja? e vamos COMER LÁ FORA.
Leu bem... comer na rua! Se tem quintal, melhor ainda, mas se não tem, o parquinho serve muito bem.

Como assim?? Lugar de comer é à mesa.
NÃO! Lugar de comer é onde tem fome e onde se mastiga e engole. 
Mas se você me apresentar um estudo serio que diga que a única forma saudável de comer é à mesa, eu apago esse texto e me rendo aos superiores cientistas que provaram a tese, e que ainda hão de vender vitaminas em comprimidos aos nossos filhos subnutridos à volta da mesa.

Prepare o "taparoé"(tupperware, marmita, sei lá) com comida fácil, carne cortadinha. 
Abuse um pouco e introduza até as verdurinhas e legumes que eles menos gostam. Vão adorar aquela cenourinha junto com o arroz e peixe desfiado, enquanto brincam... correm descem o escorrega e voltam para a próxima colherada.


Resumo da ópera: Filhos alimentados, felizes e cansados da brincadeira. Prontos para voltar para casa e gratos pela mãe paciente que os "deixou" brincar.

Não gostou da ideia? Então continue à sua maneira, gritando e chorando todos os dias enquanto tenta violentar seu filhos com a colher goela à baixo.

Sexo depois da menstruação, engravida? Pergunta da Leitora.

Bom dia minha amada mãe e amiga!
Tenho uma duvida: Minha irmã teve relações sexuais sem prevenção 1dia depois da menstruação,e está com muito medo,sera que ela pode ter engravidado naquele dia? Agradeceria bjos e bom dia.


Resposta:

Se ela menstrua a cada 24 dias... pode sim. Mas se a menstruação for a cada 27 ou mais dias, não. Bastante improvável. Avise para sua irmã iniciar um anticonceptivo (medicamento) logo que possível, ou de preferencia, a ter sempre preservativos na bolsa dela.
Nunca se sabe quem pode trazer doenças. A SIDA (AIDS) nem sempre apresenta sintomas e um homem pode ter HIV positivo e estar bonito e aparentemente com perfeita saúde, ou ele mesmo nem saber que carrega o vírus. Além de tantas outras doenças. Cuidado!

Dia de compras em inglês ( homeschooling)

Como toda terça-feira aqui em casa, hoje foi dia de aula de inglês.


O que isso significa? Em termos práticos, falamos em inglês o dia todo e temos algumas atividades mais específicas.
Brincamos de supermercado... escolhi alguns produtos  e coloquei em uma caixa.


Eu fui à loja da Dona Joana (minha Juju de 4 anos) e comprei em inglês. Aproveitamos para exercitar as cores que aprendemos na terça feira passada. Link Aqui.

Green apple, red apple, banana is yelow, katchup, one egg, yogurt, cheese, milk.

Parece simples e fácil, mas essas palavras acompanham verbos, advérbios e pronomes.

"Hi Joana, i want to buy banana. Do you have banana?"
Nem tudo ela pronuncia bem, nem tudo guarda facilmente. Mas como todo processo de aprendizado, é preciso repetição, utilidade (brincamos de comprar) e incentivo à pratica.

Brincando com letras...reconhecendo letras minúsculas.

Hoje, como toda segunda feira em nossa casa, tem sido dia de língua portuguesa. 
Joana com 4 anos meio, é muito curiosa e adora fazer atividades divertidas com a mamãe. 

Aproveitei uma caixa vazia, coloquei as letras em minusculo (porque até agora apenas vimos maiúsculas) e fizemos sorteios.

Sorteamos uma letra, pensamos em uma palavra simples e possível de desenhar. Depois ela desenhava e escrevia o nome do desenho. 
Com minha ajuda... e ela muito orgulhosa dizia: "faca? Apenas 4 letras mamã?" 



A ideia não é ela aprender a escrever, nesta fase. Estamos aprendendo a reconhecer as letras, as formas, sons e utilidade. 

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