Limpeza desinfectante para acabar com doença contagiosa em casa


Olá Famílias, como muitos de vocês sabem, estamos com Rotavírus. E ontem, depois de chegar do internamento no hospital, eu, a mãe , mesmo ainda adoentada, tive que fazer uma super limpeza em casa. Eu não confiaria a mais ninguém essa tarefa. É muito sério, e eu não queria correr o risco de deixar vírus pela casa.

Coloquei marido com os filhos para o quintal e comecei o "ataque".
Lembrando que é limpeza desinfectante, não é faxina de arrumação.

Que materiais usar?
Água sanitária (Lixívia), Álcool 70%, 3 panos para limpeza dos móveis, 1 esponja para o banheiro, 2 esfregonas NOVAS (ou pano de chão NOVO de preferencia), saco de lixo grande (eu escolhi de 210Litros) e luvas de borracha.

(Álcool não elimina ROTAVÍRUS porque é vírus não envelopado, mas eu não tinha outro jeito de limpar o sofá sem manchar...e teve que ser só isso mesmo.)

Comecei com a coleta de lixo pela casa e roupas sujas, e/ou contaminadas.
Eu estava doente já há alguns dias, então a coisa estava se acumulando por aqui.

Todo lixo dos banheiros, quartos, sala e cozinha. Por isso, o saco grande. E sacos para roupas... lembrando, que são contaminadas e precisam ser lavadas a 90° (máximo aqui da nossa maquina)


1- Comecei pelo banheiro, lavando tudo com água sanitária (lixivia), incluindo lixeira, tampa da lixeira, porta e maçaneta... tudo que pudesse ter sido tocado. Descarga (autoclismo), pia,armário, banheira, chão, sanitários.

2- Quartos : pano com água sanitária nas camas e colchão, portas de armários, maçanetas, interruptores da luz, tomadas, cabos e brinquedos. (Ufa! Cansei)



3- Sala: Pano com muito álcool no sofá todo. E com água sanitária para televisão, móvel da TV, cabos de carregadores, playstation, controle remoto, por fora das gavetas, maçanetas das portas e portas, janelas. Tudo que pudesse ter sido tocado... e mais brinquedos.



4- Chão dos quartos e sala.
Com uma esfregona (ou pano) um balde com água e água sanitária (medida de 1 para 4 mais ou menos) e passei no chão dos quartos e sala.
Depois para amenizar o cheiro, eu passei a cera liquida no chão, com outra esfregona.

5-E por fim a cozinha... que acreditem, foi o mais fácil.
Não havia louças para lavar, então foi basicamente tirar o lixo, toalha da mesa, passar pano com água sanitária na pia e torneiras, na porta da geladeira, na cadeira do bebê, na mesa de refeição, cadeiras, móveis, puxadores dos armários,maçanetas das portas e portas, e na janela.

Chão com a água sanitária e depois um desinfetante para tirar o cheiro. 
Bem... isso tudo em menos de 1hora. Fiz tudo a correr mas bem feito. Nada como a pressão de ter que eliminar vestígios do "crime". Eu me senti em um filme do CSI, investigação Criminal... (risos)

As crianças estavam cansadas, acabadas de chegar do hospital, brincando no quintal com meu marido, e eu ainda super indisposta com diarreia. Por isso, tinha que ser rápido.

6- E as roupas, lavar no dia seguinte. (MUITAS!) Roupas de cama, toalhas...
Estamos bem... se não leu sobre a nossa "saga" dos últimos 10 dias com Rotavírus, recomendo a leitura.

Ficam aqui as recomendações médicas, e de mãe.
Boa sorte...

*atenção, água sanitária não deve ser usado como produto de limpeza diário, porque além de ser corrosivo para os móveis, agride o ecossistema. Para o dia a dia, prefira álcool 70%.
2 3 4 5 6 7

Postagens populares